Inicio

Qual é a origem do Dia da Consciência Negra?

Data remete à morte de  Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares
Por History Channel Brasil em 18 de Novembro de 2022 às 15:16 HS
Qual é a origem do Dia da Consciência Negra?-0

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. Sua origem remete a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto nessa mesma data, em 1695. A data serve como um momento de reflexão sobre a importância da cultura e do povo de origem africana na formação da cultura nacional, e também para conscientizar sobre a prevenção e combate ao racismo.

Origem do Dia da Consciência Negra

Zumbi dos Palmares liderou a resistência do Quilombo dos Palmares contra os portugueses no século XVII. Situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, o local foi fundado por pessoas escravizadas que tinham fugido das lavouras de cana-de-açúcar. As fugas e a formação de quilombos foram duas das práticas de resistência mais utilizadas pelos africanos escravizados no Brasil. 

Em fevereiro de 1694, o aldeamento principal do Quilombo dos Palmares foi destruído pelos homens do bandeirante Domingos Jorge Velho. Zumbi foi morto mais de um ano depois, em uma emboscada após ser traído por um companheiro. Sua cabeça foi cortada e exposta em praça pública, na cidade de Recife, para servir de exemplo a outros escravos. 

A liderança de Zumbi no Quilombo dos Palmares e sua resistência contra a escravização fizeram dele um grande símbolo da luta dos negros contra a escravidão no Brasil. Ele se transformou em um ícone de resistência a partir da década de 1970, quando detalhes de sua morte foram descobertos e quando os movimentos sociais retomaram a sua força no Brasil.

Esse contexto motivou o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial a eleger, em um congresso realizado em São Paulo, em 1978, a figura de Zumbi como símbolo de resistência, e a data de sua morte se tornou um momento de celebração da luta dos negros contra a escravidão e contra o racismo no Brasil.

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido oficialmente por uma lei sancionada em 2011.  Em 2024, a data passou a ser celebrada como feriado nacional.

Fontes
Fundação Cultural Palmares e Prefeitura de Vila Pavão
Imagens
Zumbi dos Palmares em pintura de Antônio Parreiras  (1860–1937) - Domínio Público, via Wikimedia Commons