Queijo de 2600 anos é encontrado em tumba no Egito
Durante escavações na necrópole de Saqqara, arqueólogos se depararam com um pedaço preservado da culinária do Antigo Egito. Dentro de potes armazenados em uma tumba, havia blocos de queijo branco esquecidos ali por 2600 anos. Pela escrita demótica contida nos recipientes de cerâmica, acredita-se que eles remontem ao período das 26ª e 27ª dinastias egípcias (664-404 a.C).
Queijos mais antigos do mundo
Segundo os pesquisadores, o queijo contido nos potes era do tipo halloumi (feito de uma mistura de leite de cabra e de ovelha). Trata-se de um dos queijos mais antigos já encontrados no mundo. O detentor do recorde é um queijo de 3200 anos encontrado há alguns anos em outra tumba do Egito.
A necrópole de Saqqara é conhecida por abrigar uma vasta quantidade de tesouros arqueológicos, incluindo tumbas e sarcófagos. Mohammad Youssef Oyan, diretor do departamento de Antiguidades de Saqqara, explicou que muitos itens preciosos eram deixados em túmulos antigos como oferendas para acompanhar o falecido na vida após a morte. Acredita-se que o queijo encontrado agora foi deixado ali com esse propósito.
Os pesquisadores afirmaram que ainda existem vários vasos de barro selados na tumba que ainda serão abertos. Os arqueólogos esperam descobrir mais queijos ou outras oferendas curiosas dentro deles.