Rara cabeça de 1.800 anos que representa o deus Apolo é encontrada na Grécia
Durante escavações na antiga cidade de Filipos, na Grécia, arqueólogos fizeram uma descoberta rara. Os pesquisadores se depararam com a cabeça de uma estátua que representa o deus grego Apolo. Estima-se que a escultura de mármore tenha cerca de 1.800 anos.
Decoração de fonte
A escultura foi encontrada por um grupo de estudantes da Universidade Aristóteles de Tessalônica, liderados pela professora Natalia Poulos. Ostentando uma coroa e cabelos cacheados, a cabeça foi rapidamente identificada como uma representação de Apolo, o deus grego e romano da arqueria, música, dança, poesia e do Sol. Os pesquisadores acreditam que a peça decorava uma fonte.
Segundo o Ministério da Cultura da Grécia, os arqueólogos encontraram a cabeça enquanto escavavam a leste da estrada principal sul da cidade. No mesmo local, em 2022, foi descoberta uma estátua de Hércules segurando um leão. Possivelmente, as duas esculturas faziam parte da decoração da fonte.
Filipos, a cidade onde a escultura foi encontrada, ganhou esse nome quando o rei Filipe II da Macedônia, pai de Alexandre, o Grande, conquistou a região em 356 a.C. Mais tarde, a cidade foi incorporada ao Império Bizantino, mas provavelmente foi abandonada após a conquista otomana.