Raras pinturas que representam os signos do zodíaco são encontradas no Egito
Arqueólogos encontraram no Egito um raro conjunto de pinturas que representam os signos do zodíaco. Os pesquisadores estimam que as imagens feitas em relevo tenham cerca de 2.200 anos. A descoberta foi feita no Templo de Khnum, na antiga cidade de Esna.
Sistema introduzido pelos gregos
"As representações do zodíaco são muito raras nos templos egípcios", disse Christian Leitz, professor da Universidade de Tübingen, na Alemanha. "O zodíaco em si faz parte da astronomia babilônica e não aparece no Egito até a época ptolomaica", explicou. Os pesquisadores acreditam que o sistema de signos foi introduzido no Egito pelos gregos e se tornou popular posteriormente.
"O zodíaco era usado para decorar túmulos particulares e sarcófagos, sendo de grande importância em textos astrológicos, como horóscopos encontrados inscritos em cacos de cerâmica", disse Daniel von Recklinghausen, pesquisador da Universidade de Tübingen. "No entanto, é raro em decorações de templos: além de Esna, restam apenas duas versões completamente preservadas, ambas em Dendera (um dos complexos de templos mais bem preservados do Egito)", completou. Todas as imagens passaram por um processo cuidadoso de limpeza e restauração.
Além do zodíaco e das constelações estelares, a restauração revelou imagens de vários animais fantásticos, como uma cobra com cabeça de carneiro e um pássaro com cabeça de crocodilo, cauda de cobra e quatro asas. Durante os trabalhos, os pesquisadores também descobriram inscrições previamente desconhecidas.