Reveladas imagens incríveis do Livro dos Mortos de 16 metros encontrado no Egito
Recentemente, autoridades egípcias anunciaram a descoberta de um papiro de 16 metros de comprimento na necrópole de Saqqara, no Egito. Agora, o Ministério das Antiguidades e do Turismo do país divulgou imagens incríveis do artefato, que contém capítulos do Livro dos Mortos. O que mais impressiona é o excelente estado de preservação do pergaminho confeccionado há mais de dois mil anos.
Trabalho minucioso
O papiro foi encontrado enrolado em um sarcófago que pertencia a um homem chamado Ahmose. O nome dele é mencionado no texto cerca de 260 vezes, segundo os pesquisadores. Ele viveu por volta do ano 300 a.C., próximo ao início da dinastia ptolomaica, formada por faraós descendentes de um dos generais de Alexandre, o Grande.
Uma equipe de pesquisadores executou um minucioso trabalho de conservação para poder desenrolar o papiro. De acordo com eles, o texto contido no pergaminho é escrito em hierático, uma escrita derivada de hieróglifos. O artefato está agora em exibição no Museu Egípcio, no Cairo.
O Livro dos Mortos consiste em uma série de textos elaborados pelos antigos egípcios para servir como um guia para a vida após a morte. Nos escritos, são encontrados uma série de sortilégios mágicos que ajudariam os falecidos a passar pelo julgamento de Osíris, auxiliá-los em sua jornada pelo mundo subterrâneo e migrar para outra vida. No início, os egípcios grafavam os textos nas paredes das tumbas, no entanto, em períodos posteriores, eles passaram a registrar os escritos no linho usado para embrulhar os corpos mumificados.