Inicio

Raro medalhão que retrata imperador romano é encontrado na Bulgária

Artefato foi descoberto em túmulo junto com outros objetos que datam do século III d.C.
Por History Channel Brasil em 15 de Fevereiro de 2024 às 16:04 HS
Raro medalhão que retrata imperador romano é encontrado na Bulgária-0

Um raro medalhão que retrata o imperador romano Marco Aurélio Antonino (mais conhecido como Caracala) foi encontrado em um túmulo durante escavações na Bulgária. Segundo os arqueólogos, o artefato data do século III d.C. Além dessa peça, outros artefatos da época foram descobertos no local, situado perto da vila de Nova Varbovka.

Artefato raro e valioso

Segundo os pesquisadores, o medalhão de bronze foi cunhado na antiga cidade de Pérgamo, na Ásia Menor, um território que faz parte da atual Turquia. Um lado do artefato mostra o rosto de Caracala, enquanto o outro retrata uma cena da visita dele a Pérgamo em 214 d.C., onde buscou a cura do deus greco-romano da medicina, Asclépio. Os arqueólogos classificaram a peça como "rara e muito valiosa".

Os artefatos encontrados pelos arqueólogos estavam em dois túmulos diferentes. Uma das sepulturas continha os restos de uma criança que morreu com cerca de 1 a 2 anos de idade, enquanto a outra continha dois adultos (uma mulher com idades entre 45 e 49 anos e um homem que tinha cerca de 50 a 60 anos quando morreu). Os pesquisadores acreditam que sejam os túmulos de um filho e seus pais, que possivelmente eram ricos proprietários de terras. 

No túmulo da criança, foram encontrados artefatos, como um par de pequenos brincos de ouro, joias feitas de contas de vidro, um recipiente de cerâmica usado para armazenar vinho e dois recipientes de vidro usados para recolher as lágrimas dos enlutados. No túmulo do casal, havia brincos de ouro e um pingente, entre outros artefatos. A região onde hoje fica a Bulgária era ocupada pelo Reino Odrísio durante a segunda metade do milênio I a.C., mas foi conquistada pelos romanos em 46 d.C. 

Fontes
Newsweek e Museu de História Regional - Veliko Tarnovo
Imagens
Museu de História Regional - Veliko Tarnovo/Divulgação