Relatório aponta destruição de metade da fauna marinha
Um relatório alerta que a mudança climática, a destruição dos habitats naturais e a sobrepesca reduziram a fauna marinha à metade, em especial espécies de consumo humano.
Nos últimos 40 anos, metade da vida marinha desapareceu, segundo o alarmante relatório Oceano Vivo, da WWF. Em alguns casos, a redução passou dos 75%, sobretudo nas famílias de peixes utilizados para o consumo humano, como o atum, o bonito e a cavala.
[VEJA TAMBÉM: Conheça o lugar onde rádios, relógios e bússolas não funcionam]
Dentre os vários fatores envolvidos na diminuição drástica da fauna marinha, a mudança climática é um dos principais, ao ser apontada como responsável pela transformação mais rápida ocorrida nos oceanos em milhões de anos.
“A sobrepesca, a destruição dos habitat marinhos e a mudança climática têm consequências devastadoras sobre a população humana, sendo as comunidades mais pobres e que dependem do mar as mais afetadas. O colapso dos ecossistemas oceânicos poderá desencadear um declive econômico sério e prejudicar nossa luta para erradicar a pobreza e a desnutrição”, afirmou Marco Lambertini, diretor-geral da WWF Internacional.
Fonte: Clarín
Imagem: holbox/Shutterstock.com