Relatório da ONU aponta que nível do mar sobe 2,5 vezes mais rápido neste século
Um novo relatório da ONU alerta para as consequências perigosas do aquecimento global. De acordo com o documento elaborado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), o nível do mar está subindo 2,5 vezes mais rápido no início do século XXI, comparado com o século XX. O estudo é resultado do trabalho de 104 cientistas de 36 países com base em sete mil artigos publicados sobre as recentes variações no clima do planeta.
Segundo o estudo, oceanos e a criosfera (as partes congeladas do mundo) absorvem mais de 90% do excesso de calor causado pelas mudanças climáticas. Valérie Masson-Delmotte, copresidente do Grupo de Trabalho do IPCC, afirma que caso as emissões de carbono não sejam reduzidas, o nível do mar deve ter uma elevação de mais de um metro até 2100. Com isso, pequenas ilhas e cidades litorâneas estariam ameaçadas.
Outros desastres naturais, como avalanches e deslizamentos de terra, também devem aumentar com o derretimento das geleiras, segundo os cientistas. O relatório aponta que a atividade humana também está mexendo de forma drástica com a química dos oceanos. As emissões de dióxido de carbono na atmosfera resultam em uma maior acidez nas águas, afetando toda a vida marinha.
Apesar da gravidade da situação, nem toda esperança está perdida. O relatório aponta que ainda há tempo de evitar os danos causados pelo aquecimento global, desde que haja uma política séria voltada para diminuir o impacto das emissões de carbono. "Se reduzirmos as emissões acentuadamente, as consequências para as pessoas e seus meios de subsistência ainda serão um desafio, mas potencialmente mais gerenciáveis", disse Hoesung Lee, presidente do IPCC.
Fonte: IFLScience
Imagem: Shutterstock.com