Ruínas de um monumental anfiteatro romano são encontradas na Grécia
As ruínas da antiga cidade de Lissos, na ilha de Creta, na Grécia, são de difícil acesso. Só é possível chegar no local pelo mar ou por meio de uma longa caminhada. Devido a esse isolamento, a área ainda tem muitos tesouros arqueológicos a serem revelados: só agora pesquisadores encontraram os restos bem preservados de um monumental anfiteatro romano.
Odeon
De acordo com informações preliminares, o anfiteatro parece ter sido construído nos primeiros anos da era romana, durante o século I d.C. As escavações revelaram parte do palco, um corredor de cada lado do teatro com teto abobadado e catorze fileiras de assentos. Voltada para o leste, a estrutura parece ser um odeon (local de apresentações musicais e teatrais), ou um bouleuterion, (onde os membros da assembleia se reuniam).
Segundo os pesquisadores, a parte ao noroeste do anfiteatro foi fortemente danificada na antiguidade. Isso aconteceu provavelmente devido a um poderoso terremoto que atingiu a região em 365 d.C. Apesar disso, a maioria dos assentos das porções sul e sudoeste da edificação estão intactos.
Escavações na década de 1950 já haviam revelado outras estruturas importantes de diferentes períodos na mesma área. Entre elas, estão um templo dedicado a Asclépio, o deus grego da medicina, uma necrópole greco-romana e banhos romanos. Além disso, o local também abriga restos de uma área residencial e de igrejas cristãs.