Sarcófago espetacular de 1500 anos é encontrado em vila romana na Espanha
Pesquisadores se surpreenderam ao encontrar um sarcófago espetacular de 1500 anos em uma vila romana na cidade de Mula, na Espanha. Segundo os arqueólogos, o caixão foi usado para enterrar um membro da tribo bárbara dos visigodos. A descoberta aconteceu durante escavações na necrópole de Los Villaricos.
Símbolo cristão
A vila agrícola de Los Vilarricos foi habitada durante séculos pelos romanos. Mas, segundo os pesquisadores, o sarcófago foi enterrado pelos visigodos, que ocuparam a região após a queda do Império Romano. Acredita-se que o artefato remonte ao século VI d.C, quando os visigodos se converteram ao cristianismo.
O sarcófago está muito bem preservado. Trata-se de uma peça de dois metros de comprimento, decorada com motivos geométricos e com o símbolo Chi Rho, um anagrama formado pelas duas primeiras letras do nome de Cristo em grego –Χριστος–, ji (X) e ro (P). Esse emblema é um dos cristogramas mais antigos do mundo e representa a vitória da ressurreição de Jesus.
Os pesquisadores encontraram o sarcófago durante escavações anuais feitas no sítio arqueológico romano. O local ainda preserva diversos pontos que ainda não foram explorados pelos estudiosos."Não esperávamos fazer esta descoberta espetacular", afirmou Rafael González Fernández, professor de arqueologia da Universidade de Murcia.
VER MAIS
- Dois raros sarcófagos de pedra de 1800 anos são encontrados por acaso em Israel
- Outros 100 sarcófagos lacrados de mais de 2500 anos são encontrados no Egito
- Maldição da múmia? Sarcófago de 2500 anos é aberto no Egito
Fontes: All That is Interesting e Ancient Origins
Imagens: Universidade de Murcia/Divulgação