Tesouro medieval contendo espadas e joias é encontrado na Alemanha
Pesquisadores encontraram diversos tesouros arqueológicos que remontam ao período medieval e à Idade da Pedra perto do rio Danúbio, na Alemanha. As escavações no distrito de Gutmadingen revelaram artefatos como espadas, joias e peças de cerâmica. A descoberta foi feita durante levantamentos preliminares que antecederam obras do sistema de armazenamento de água da chuva na região.
Cultura da Cerâmica Cordada
Entre os achados mais antigos está uma sepultura da Idade da Pedra que data do terceiro milênio a.C. Nela, os pesquisadores encontraram um pote de cerâmica, além de um machado de rocha e uma lâmina de pedra. Os arqueólogos também identificaram 140 túmulos medievais que contêm artefatos como espadas, lanças, escudos, pentes de osso, copos e brincos. Essas sepulturas datam de um período entre os anos 500 e 600 d.C.
A sepultura da Idade da Pedra aponta para a presença do povo da Cultura da Cerâmica Cordada. Essa população pré-histórica é conhecida principalmente por sua cerâmica decorada por linhas geométricas feitas com um cordão no barro. Os membros desse povo eram provavelmente pastores que mantinham animais como vacas e ovelhas, e alguns também cultivavam cevada. Sepulturas deste período são raras no sudoeste da Alemanha.
Segundo as autoridades locais, a descoberta muda o que se sabia sobre a presença humana na região. "Nosso distrito de Gutmadingen é provavelmente muito mais antigo do que imaginávamos", disse o prefeito Martin Numberger. Anteriormente, acreditava-se que o local havia começado a ser habitado em 1273.