Stonehenge: Novo estudo derruba a teoria sobre a origem da Pedra do Altar
Cientistas britânicos propuseram uma nova teoria sobre a origem de um dos megalitos que fazem parte do monumento pré-histórico de Stonehenge, na Inglaterra. De acordo com um novo estudo, publicado na revista Journal of Archaeological Science, a Pedra do Altar não tem sua origem no País de Gales, como se acreditava. Os pesquisadores acreditam que a rocha pode ter vindo de um lugar ainda mais distante.
"Pedras azuis"
O famoso monumento de Stonehenge localizado na planície de Salisbury em Wiltshire, é composto por várias pedras, incluindo as pedras sarsen locais e as chamadas "pedras azuis" que foram importadas de Gales. Até agora, acreditava-se que a Pedra do Altar, um monólito de arenito com 6,5 metros de comprimento que fazia parte do círculo interno das pedras azuis da estrutura, vinha dos depósitos de arenito vermelho antigo localizados no sul de Gales. No entanto, análises científicas recentes questionaram essa longa suposição sobre sua origem.
Usando técnicas como macro fluorescência de raios X, microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia Raman, os pesquisadores analisaram amostras de arenito vermelho antigo da bacia anglo-galesa, no sul de Gales. Durante essas análises, eles identificaram concentrações significativamente mais altas de barita na pedra. Os cientistas concluíram que a Pedra do Altar não parece vir do arenito vermelho antigo galês, sugerindo que não deve ser considerada parte do grupo de pedras que, em sua maioria, se originou na zona montanhosa de Preseli, no oeste do condado galês de Pembrokeshire.
Embora os cientistas não tenham conseguido identificar com certeza a origem da rocha, eles sugerem pesquisar nas ilhas escocesas de Orkney, nas bacias do Vale de Midlands ou no norte da Inglaterra. Esses locais são conhecidos pela presença de arenito com alto teor de barita, o que faz deles fontes em potencial da Pedra do Altar.
Reavaliar a origem da Pedra do Altar poderia abrir novas perspectivas e permitir uma investigação mais precisa sobre sua história e como ela chegou a Stonehenge. Isso poderia levar a uma compreensão mais completa da construção e do significado deste emblemático monumento pré-histórico.