Tabuleta com lista de compras da Idade do Bronze é encontrada na Turquia
Durante escavações na Turquia, arqueólogos ficaram surpresos ao encontrar uma tabuleta de quase 3.500 anos. O artefato traz inscrições em acádio, uma língua semítica oriental extinta que era falada na antiga Mesopotâmia. Segundo os pesquisadores, o texto, registrado em escrita cuneiforme, detalha uma lista de compras.
Transação administrativa
Os arqueólogos descobriram a tabuleta durante trabalhos de restauração na antiga cidade de Alalah após um recente terremoto. Desenvolvido há mais de cinco mil anos na Mesopotâmia, o cuneiforme é um sistema de escrita usado para registrar várias línguas, principalmente sumério e acádio. O artefato encontrado agora é um exemplo de cuneiforme acádio.
Anadolu’nun zengin mirasını gelecek nesillere taşımak üzere büyük bir titizlikle çalışıyoruz.
— Mehmet Nuri Ersoy (@MehmetNuriErsoy) July 22, 2024
Hatay’ın Reyhanlı ilçesinde "Eski Alalah" olarak bilinen Aççana Höyük’te süren çalışmalarda oldukça önemli bir tablet gün ışığına kavuştu.
İlk okumalara göre M.Ö. 15'inci yüzyıla… pic.twitter.com/vW9gqbgZwQ
As primeiras leituras indicam que a tabuleta data do século XV a.C. e registra uma transação administrativa de grande quantidade de móveis. O início do texto relata a aquisição de mesas de madeira, cadeiras e bancos. Linguistas continuam a trabalhar nos detalhes sobre as quantidades e na identificação de quem comprou ou vendeu os itens.
A tabuleta chama a atenção com suas dimensões de 4,2 x 3,5 cm e espessura de 1,6 cm. "Acreditamos que esta tabuleta, pesando 28 gramas, proporcionará uma nova perspectiva em termos de compreensão da estrutura econômica e do sistema estatal da Idade do Bronze Tardia", afirmou Mehmet Nuri Ersoy, ministro da Cultura e Turismo da Turquia.