Texto de 3 mil anos que descreve invasão catastrófica é encontrado na Turquia
Uma tabuleta de argila com cerca de 3.300 anos de idade, desenterrada na Turquia, descreve uma devastadora invasão estrangeira ao Império Hitita. Este império foi um poderoso estado da Idade do Bronze que prosperou nas regiões onde ficam os atuais territórios da Turquia, Síria e Iraque, de 1650 a.C. até 1200 a.C., aproximadamente.
Prece pela vitória
A tabuleta foi encontrada por uma equipe de arqueólogos liderada por Kimiyoshi Matsumura, do Instituto Japonês de Arqueologia de Anatolia, entre as ruínas da cidade de Büklükale, localizada cerca de 60 quilômetros a sudeste de Ancara, a capital turca. Foi a primeira vez em que um artefato do tipo foi encontrado em perfeito estado.
3,300-year-old tablet from mysterious Hittite Empire describes catastrophic invasion of four cities https://t.co/Wp94pxyk7B
— Live Science (@LiveScience) March 11, 2024
De acordo com uma tradução feita por Mark Weeden, professor associado de línguas antigas do Oriente Médio na University College de Londres, as primeiras seis linhas de texto cuneiforme da tabuleta indicam em hitita que "quatro cidades, incluindo a capital Hattusa, estão em situação de desastre". As 64 linhas restantes compõem uma prece em língua hurrita que pede pela vitória.
Os hititas usavam a língua hurrita em cerimônias religiosas. A tabuleta parece ser o registro de um ritual sagrado realizado por um rei hitita. "A descoberta da tabuleta hurrita sugere que o ritual religioso em Büklükale foi conduzido por um rei hitita", disse Matsumura em entrevista ao site Live Science. "Isso sugere que pelo menos um rei hitita visitou Büklükale [...] e conduziu o ritual", acrescentou.
O Império Hitita, que conseguiu resistir aos assírios e foi o principal rival do Antigo Egito durante o Novo Império, famoso por sua dinastia de faraós como Hatshepsut, Amenhotep III e Akenatón, deixou de existir no início do século XII a.C. Sua queda coincidiu com a das civilizações do Oriente Próximo e do Mediterrâneo Oriental, em um período conhecido como o "colapso da Idade do Bronze Tardia".