Templo das 13 torres, o observatório solar mais antigo da América
Misteriosa obra de engenharia foi erguida por uma civilização ainda desconhecida.
Vídeo relacionado:
O observatório possui 13 torres, de 2 a 6 metros de altura, estrategicamente alinhadas de norte a sul no topo de uma montanha. Em 21 de dezembro, ou seja, durante o solstício de verão no hemisfério sul, o Sol nasce a partir da primeira torre da extrema direita.
Ao longo do ano, o nascer do Sol vai se deslocando por entre as torres, da direita à esquerda, um trajeto que permite calcular a data do calendário de acordo com a posição solar. Em 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno, o Sol nasce a partir da última torre, da extrema esquerda, de onde começa a se mover da esquerda para a direita, conforme o transcorrer dos dias.
O templo das 13 torres foi erguido por uma civilização até hoje desconhecida e acredita-se que teria sido concluído em aproximadamente 25 anos de trabalho. Especula-se que essa cultura tenha habitado a região até o ano de 200 a. C. e que não teve nada a ver com os pré-incas. Eles teriam abandonado o local após a invasão de uma aldeia inimiga, que destruiu e enterrou grande parte do complexo.
Fonte: BBC
Imagens: Iván Ghezzi/ Museo Nacional de Arqueología, Antropología e Historia del Perú