Templo dedicado a Poseidon é encontrado em cidade perdida da Grécia Antiga
Helike, uma lendária cidade-estado da Grécia Antiga, foi destruída por um terremoto seguido de um tsunami devastador em 372 a.C. Considerada perdida durante milênios, em 2001 arqueólogos encontraram suas ruínas soterradas sob uma área que abrigou uma lagoa no passado. Agora, novas escavações no local revelaram os restos de um templo dedicado ao deus Poseidon, além de diversos artefatos.
Complexo religioso
Anteriormente, os arqueólogos já haviam escavado um templo datado entre 710 e 700 a.C., com um altar de tijolos datado entre 760 e 750 a.C. As escavações mais recentes desenterraram os restos de dois outros edifícios adjacentes. Especialistas disseram que a primeira estrutura data do século VIII a.C. Ela possuía pisos de solo compactado e uma parede com cerca de 18 a 20 metros de comprimento, e parece ter sido usada em três fases diferentes. Os restos do segundo edifício incluíam uma fundação de pedra datada do século VII ou VI a.C.
No local, também foram encontradas cerâmicas datadas da era Arcaica (800 a.C. - 479 a.C.), além de figuras de argila e uma cabeça de cobra feita de bronze. Entre as descobertas, os arqueólogos identificaram oferendas a Poseidon, incluindo estatuetas de argila e bronze, fivelas e alfinetes de bronze, armas de ferro e um colar dourado. Evidências de culto a uma segunda divindade ainda não identificada também foram encontradas no local.
⚒️Το λατρευτικό κέντρο της αρχαίας Ελίκης στο φως
— Υπουργείο Πολιτισμού (@cultureGR) August 18, 2023
Η αρχαιολογική έρευνα το 2023, τεκμηριώνει περαιτέρω τις διαφορετικές χρονολογικές φάσεις του λατρευτικού κέντρου της αρχαίας πόλης Ελίκης που καταστράφηκε από τον σεισμό το 372/3 π.Χ.
🔗https://t.co/gRriCLV17D#MinCultureGr pic.twitter.com/pBG7DHXwhj
Segundo os arqueólogos, as ruínas também indicam que a área era frequentemente sujeita a inundações. Essa descoberta sugere que os moradores sentiam uma conexão com a área, pois, em vez de se mudarem de lá, continuaram a construir e reconstruir o templo.