Inicio

Tesouro medieval é descoberto em escavações de futura usina nuclear na Inglaterra

Moedas raras e bem preservadas revelam detalhes do contexto político e econômico do país no século XI
Por History Channel Brasil em 08 de Janeiro de 2025 às 16:10 HS
Tesouro medieval é descoberto em escavações de futura usina nuclear na Inglaterra-0

Arqueólogos fizeram uma descoberta impressionante no local de construção da usina nuclear Sizewell C, na costa de Suffolk, na Inglaterra. Um pacote de tecido contendo 321 moedas de prata em excelente estado foi encontrado durante as escavações, datando do período entre 1036 e 1044. A localização das peças, em uma interseção de antigas valas de campo, sugere que o tesouro foi enterrado deliberadamente.

Instabilidade social

As moedas estavam envoltas em tecido e embrulhadas cuidadosamente em uma folha de chumbo, evidenciando sua importância para o dono. "Este achado fantástico nos oferece uma grande compreensão sobre os panoramas monetários e políticos da Inglaterra do século XI", diz um comunicado da Oxford Cotswold Archaeology.

Com um valor estimado de 320 pence na época, o tesouro poderia comprar cerca de 16 cabeças de gado, representando uma quantia significativa para um indivíduo comum. Especialistas acreditam que o proprietário era provavelmente um fazendeiro local abastado, mas sem grande influência nacional.

As moedas foram cunhadas durante os reinados de Haroldo I, Harthacnut e Eduardo, o Confessor, sendo que a maioria pertence ao período de Haroldo I. A datação das moedas mais recentes, cunhadas no início do reinado de Eduardo, permite determinar que o tesouro foi enterrado entre 1042 e 1044, um período marcado por mudanças políticas significativas na Inglaterra.

Acredita-se que o tesouro tenha sido enterrado por causa da instabilidade social após a ascensão de Eduardo, o Confessor, ao trono. "Sabemos que Eduardo exilou e confiscou propriedades de várias pessoas de alto escalão em seus primeiros anos de reinado", sugerem os arqueólogos. Esse contexto de incertezas pode ter levado muitos a esconderem seus bens em busca de segurança.

Fontes
BBC e Oxford Cotswold Archaeology
Imagens
istock