Moedas de ouro com mais de 2.400 anos são encontradas na Turquia
Uma equipe de pesquisadores encontrou um tesouro enterrado na antiga cidade grega de Notion, no oeste da Turquia. O achado consiste em diversas moedas de ouro do século V a.C. que estavam escondidas em um pequeno pote. Os arqueólogos acreditam que elas possivelmente foram usadas para pagar tropas mercenárias.
Império Persa
As peças apresentam a figura de um arqueiro ajoelhado, o design característico do dárico persa (um tipo de moeda de ouro emitida pelo Império Persa e provavelmente cunhada na cidade de Sardes). Os dáricos circularam desde o final do século VI a.C. até a conquista dos persas por Alexandre, o Grande, em 330 a.C. O design das moedas permaneceu praticamente o mesmo, com apenas pequenas diferenças estilísticas.
"O tesouro foi encontrado no canto de uma sala em uma estrutura enterrada sob a casa helenística. Presumivelmente, foi armazenado lá para segurança e por alguma razão nunca foi recuperado", disse Christopher Ratté, arqueólogo da Universidade de Michigan nos Estados Unidos e líder da escavação. "De acordo com o historiador grego Xenofonte, um único dárico era equivalente ao pagamento de um soldado por um mês", completou.
Os pesquisadores acreditam que um dos usos principais do dárico era pagar tropas mercenárias, e é possível que este tesouro estivesse associado a operações militares na área ao redor de Notion. A cidade foi incorporada ao Império Persa junto com outras cidades gregas na costa oeste da Turquia no século VI a.C. Libertada do domínio persa no início do século V a.C., foi reintegrada ao império persa no início do século IV a.C., permanecendo sob seu controle até a conquista por Alexandre, o Grande, em 334 a.C.
Entre 430 a.C. e 427 a.C., simpatizantes persas da cidade vizinha de Colofão ocuparam parte de Notion com ajuda de mercenários. Em 427 a.C., o general ateniense Paches atacou e eliminou os mercenários pró-persas, expulsando os simpatizantes persas e reorganizando Notion sob supervisão ateniense. Essa sequência de eventos poderia estar relacionada com as moedas de ouro encontradas agora, mas não é a única possibilidade, segundo Ratté.