Tesouro medieval é encontrado em túmulo durante escavações na Suécia
Ao escavar um túmulo medieval de 900 anos em uma antiga igreja na ilha de Visingsö, na Suécia, uma equipe de arqueologia se surpreendeu com o que havia em seu interior. Lá dentro, estavam mais de cem moedas de prata que datam do século XII. De acordo com os pesquisadores, trata-se de uma descoberta rara.
Túmulo cristão
A descoberta foi feita por duas arqueólogas durante escavações preliminares antes do início das obras de instalação do sistema de aquecimento geotérmico na igreja. "Logo no primeiro dia, minha colega Kristina Jansson e eu encontramos dois esqueletos no poço onde seriam colocados os fios. Limpamos os ossos para ter uma ideia de como eram os túmulos. De repente apareceram três moedas de prata! Rapidamente percebemos que muitas outras estavam perto do pé esquerdo da pessoa enterrada", disse Anna Ödéen, gestora do projeto.
As moedas de prata foram encontradas no túmulo de um homem que os especialistas acreditavam ter entre 20 e 25 anos quando morreu. Ao todo, havia 170 delas no local. Segundo especialistas, as peças foram produzidas entre 1150 e 1180.
"Essa descoberta é muito especial, em parte porque há poucos achados semelhantes do período, e em parte porque algumas das moedas são completamente desconhecidas até agora", diz um comunicado do Museu do Condado de Jönköping. "É raro encontrar objetos em túmulos cristãos, pois essa prática remonta a tempos pré-históricos, o que torna a descoberta em Visingsö especial", diz o texto. Ainda não se sabe por que o homem foi enterrado com as peças.