Inicio

Tumba de 4 mil anos e estatuetas de deusa são encontradas no Egito

Descobertas foram feitas na necrópole de Saqqara, um dos principais sítios arqueológicos egípcios
Por History Channel Brasil em 08 de Janeiro de 2024 às 17:10 HS
Tumba de 4 mil anos e estatuetas de deusa são encontradas no Egito-0

Durante escavações na necrópole de Saqqara, no Egito, arqueólogos encontraram uma tumba de mais de quatro mil anos. Dentro dela, além de esqueletos, havia estatuetas, sendo que algumas delas representavam Ísis, uma das principais divindades egípcias. 

Máscara colorida

Segundo os pesquisadores, a tumba data de algum período entre os anos  2649 e 2150 a.C., época do Império Antigo. Em seu interior, havia os restos mortais de um adulto, que foi enterrado com uma máscara colorida. Além disso, o túmulo de uma criança pequena também foi encontrado na tumba escavada na rocha.

Na mesma área da necrópole, os pesquisadores encontraram sepulturas do período tardio do Egito (712-332 a.C.) e do período ptolomaico (304-30 a.C.), bem como um caixão da 18ª dinastia (1550-1295 a.C.) contendo um vaso de alabastro bem preservado. Duas estátuas de terracota da deusa Ísis, amuletos e peças de cerâmica também foram encontrados.

O sítio arqueológico de Saqqara é importante porque no passado o local serviu como necrópole de Mênfis, capital do antigo Egito. Os egípcios enterraram seus mortos ali durante cerca de três mil anos. Não apenas nobres eram sepultados ali, mas também membros da classe trabalhadora.

Fontes
Newsweek e Archeology.org
Imagens
Ministério do Turismo e das Antiguidades do Egito/Divulgação