Inicio

Tumbas de 1.800 anos repletas de tesouros são encontradas na China

Entre os artefatos recuperados estão uma espada de ferro, espelhos de bronze e diversas peças de cerâmica
Por History Channel Brasil em 21 de Maio de 2024 às 13:05 HS
Tumbas de 1.800 anos repletas de tesouros são encontradas na China-0

Durante obras de ampliação de um parque em Rizhao, na China, arqueólogos descobriram três tumbas da Dinastia Han. Os túmulos foram usados para abrigar os restos mortais de uma família rica há cerca de 1.800 anos. No local, os pesquisadores também encontraram um tesouro de ao menos 70 artefatos históricos.

Segundo o Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais, o que torna essas tumbas fascinantes é o seu design. Elas são em estilo residencial, com portas e janelas, e uma delas possui múltiplos cômodos interconectados. Duas das tumbas apresentam inscrições com o sobrenome da família Huan.

Artefatos encontrados na tumba
Artefatos encontrados na tumba (Imagens:Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais/Divulgação)

Os arqueólogos disseram que duas tumbas foram saqueadas, perdendo muitos de seus conteúdos. No entanto, uma terceira tumba, presumivelmente usada para sepultar um casal, estava intacta. Entre os 70 artefatos recuperados estão uma espada de ferro, espelhos de bronze e diversas peças de cerâmica, indicando o alto status da família.

Além dos artefatos, foram encontrados caixões de madeira e uma carruagem de caixão usada para transportar os corpos até a tumba. A escavação das tumbas em Rizhao começou em dezembro de 2023 e terminou um mês depois. A cidade fica na província de Shandong, localizada a 650 km a sudeste de Pequim.

Fontes
Ancient Origins
Imagens
Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais/Divulgação