Espadas e carruagem de 2.200 anos são encontradas em tumbas na China
Durante escavações na China, arqueólogos se depararam com tumbas repletas de artefatos milenares. Entre os achados, estão diversas espadas de bronze que datam do Período dos Estados Combatentes, há cerca de 2.200 anos. A descoberta foi feita no cemitério de Baizhuang na vila de Dengcheng, que faz parte da cidade de Xiangyang.
Três séculos de disputas
Além das espadas, foram encontrados mais de 500 objetos, incluindo tripés de cobre, vasos rituais, cerâmicas, anéis de jade, utensílios de laca e barcos. Os artefatos foram descobertos em 174 túmulos, datando entre 478 e 221 a.C., aproximadamente. Os arqueólogos também identificaram dois túmulos da dinastia Han (206 a.C. a 220 d.C.).
As escavações também revelaram uma carruagem enterrada ao lado dos esqueletos de dois cavalos. O veículo é feito de madeira e está completamente deteriorado. Ele tem 3,4 metros de comprimento, 2,49 metros de largura e 0,2 metros de altura.
O Período dos Estados Combatentes é a denominação dada a três séculos de disputas militares entre sete dinastias pela hegemonia da China. A guerra culminou na vitória da Dinastia Qin sobre as demais em 221 a.C. e na unificação do estado chinês.