Túmulo original de Cristóvão Colombo é descoberto na Espanha
Pesquisadores anunciaram que encontraram o túmulo original onde Cristóvão Colombo foi sepultado, na cidade de Valladolid, na Espanha. A descoberta aconteceu após 20 anos de investigação. Atualmente, os restos mortais do explorador estão depositados na catedral de Sevilha.
Restos mortais de Colombo
Colombo morreu em Valladolid a 20 de Maio de 1506, mas por volta de 1510, os restos mortais do navegador foram levados para Sevilha. Em 1523, o corpo foi transferido para a ilha de Hispaniola (no Caribe), onde Colombo havia declarado que gostaria de ser enterrado. Ali permaneceu, na Catedral de Santo Domingo, até 1723, tendo depois viajado para Havana, onde ficou até 1898. Depois disso, os ossos foram levados novamente para Sevilha.
Desde 2002, o historiador Marcial Castro, da Universidade de Granada, se dedica a descobrir mais sobre Colombo com base no estudo do seu DNA. Após confirmar que os ossos abrigados em Sevilha eram mesmo do navegador, o pesquisador resolveu desvendar o mistério a respeito do local original onde ele havia sido sepultado.
As investigações de Castro revelaram que Colombo foi originalmente sepultado em uma capela em Valladolid pertencente ao fidalgo Luis de la Cerda. Hoje em dia, as ruínas dessa igreja se encontram sob a Rua de la Constitución. A chave para esta descoberta foi uma investigação com a ajuda de um radar de penetração no solo, que revelou os restos do Convento de São Francisco, demolido em 1876, onde a capela estava situada.