Inicio

Um bicheiro, um mandingueiro, e mais histórias intrigantes do futebol carioca são contadas em livro

Historiador Thiago Gomide conta de maneira leve e direta fatos que ajudaram a cativar o tal “charme” do futebol carioca
Por History Channel Brasil em 08 de Dezembro de 2022 às 12:26 HS
Um bicheiro, um mandingueiro, e mais histórias intrigantes do futebol carioca são contadas em livro-0

Sendo você da cidade do Rio de Janeiro ou não, não há como negar que o futebol carioca carrega uma mística própria, um tal "charme" que não se encontra em nenhum outro canto do país ou do mundo. São tantas as histórias por trás dos clubes cariocas que o historiador e jornalista Thiago Gomide decidiu reuní-las em um livro, entitulado "Fora das 4 Linhas", que acaba de ser lançado pela editora Mórula.

Histórias do futebol carioca

Você sabia que uma lenda assombrou o estádio de São Januário na década de 1930? É isso mesmo! Dizia-se na época que um jogador do time do Andaraí teria jogado uma praga contra o Vasco depois de uma derrota de seu time para o Gigante da Colina. A lenda era de que, para que o Vasco ficasse 12 anos sem ser campeão de nenhuma competição, o jogador adversário enterrou um sapo no gramado. E, se foi real, funcionou! Porque depois disso o time enfrentou um jejum enorme. 

São Januário

Essa é somente uma das histórias do livro, que conta ainda sobre a trinca de ouro da arbitragem carioca, sobre quando um penetra estragou a festa do Zico, além de lembrar o massagista mandingueiro e carismático que virou ídolo, e o bicheiro que fez do Bangu finalista de Brasileirão.

“Como o nome já antecipa, o livro é um olhar para curiosidades que aconteceram nos bastidores do esporte mais popular do país. É uma maneira de nos conectarmos ou nos reconectarmos com figuras que, infelizmente, parecem não ter mais espaço atualmente”, conta Gomide, que também é colunista do jornal O Dia e apresentador e roteirista do “Aqui Tem História”, do History Channel. 

Livro "Fora das 4 Linhas"

Livro Fora das 4 Linhas

O livro pode ser comprado no site oficial da Editora Mórula. A obra tem prefácio de Toni Platão, lendário tricolor e um dos nomes mais importantes do Rock nacional, contracapa assinada pelo historiador Rafael Mattoso, conhecedor profundo do subúrbio carioca, e apresentação do jornalista Alex Escobar. 

Com mais de 1 milhão de seguidores no projeto “Tá na História”, Gomide se tornou conhecido por caminhar pelas ruas de diversas cidades, em especial do Rio de Janeiro, contando as trajetórias dos patrimônios e dos personagens. O “Tá na História” é um dos dez finalistas no quesito Educação no TikTok Awards 2022, o prêmio mais importante de influenciadores no Brasil.
 

Imagens
Divulgação e Wikimedia Commons