Composição inédita de Mozart é encontrada na Alemanha
Um trecho inédito da obra de Wolfgang Amadeus Mozart foi descoberto em Leipzig, na Alemanha, gerando entusiasmo na comunidade musical. Trata-se de uma composição curta, com cerca de 12 minutos, que estava arquivada na coleção da Biblioteca de Música das Bibliotecas Municipais da cidade e foi recentemente identificada como tendo sido escrita pelo compositor austríaco.
Composição juvenil
O manuscrito, intitulado "Serenate ex C", faz parte da coleção Carl Ferdinand Becker e foi reconhecido como uma composição juvenil de Mozart. A descoberta aconteceu durante a revisão do Köchel-Verzeichnis, um catálogo de referência que documenta o trabalho musical completo de Mozart, desenvolvido pela Fundação Mozarteum de Salzburgo.
Embora a partitura encontrada não tenha sido escrita pelas mãos de Mozart, o documento data aproximadamente de 1780, quando o compositor era ainda um jovem. Acredita-se que a obra tenha sido composta entre meados e o final da década de 1760, possivelmente durante a adolescência do gênio da música.
A primeira apresentação dessa obra em solo alemão está marcada para este sábado (21/09), na Ópera de Leipzig. A peça, que é descrita como "Uma Pequenina Serenata", consiste em sete pequenos movimentos para trio de cordas.