Um novo tipo de alimentação: Carne in vitro, carne de dinossauro e carnes provenientes de células tronco. Conheça a dieta do futuro
Na imaginação de alguns cientistas e cozinheiros de vanguarda, as inovações na mesa não têm limites. Recentemente, um livro lançado em Amsterdam propõe incontáveis investidas na culinária tecnológica, apresentando o primeiro hambúrguer in vitro e diversas outras receitas de carnes, todas elaboradas com células-tronco. O livro de receitas apresenta também artigos, entrevistas e gráficos que demonstram a evolução científica da comida.
As receitas são marcadas com uma pontuação que vai de uma a cinco estrelas: as de cinco estrelas podem ser preparadas atualmente, e as de uma, por exemplo, ainda estão longe de serem elaboradas. Uma delas é a do músculo de dinossauro com batatas, que leva alho, vinagre e outros temperos. Na verdade, o nome buscou inspiração na forma, pois a proteína em questão usa células tronco de frango. Outra delícia futurista, preparada e degustada no dia 5 de agosto de 2013 em um seleto evento em Londres foi a do “Frankenburger”, o hambúrguer de carne in vitro, de valor nada compatível com o de um fast food, já que seu preparo custa em torno de 250.000 euros. Uma delícia para bem poucos.
No livro também podem ser encontradas alternativas para a carne, como insetos ou proteínas feitas a base de legumes. Naturalmente, a obra culinária dá a lista completa do material necessário para montar uma incubadora culinária em casa.
Fonte e imagens: JornadaDiaria, MartíNoticias e Teknologeek