Inicio

Verdadeiro rosto de Tutancâmon é revelado pela primeira vez após 3300 anos (VÍDEO)

Trabalho foi feito a partir de imagens escaneadas do crânio do legendário faraó egípcio
Por History Channel Brasil em 12 de Dezembro de 2022 às 14:01 HS
Verdadeiro rosto de Tutancâmon é revelado pela primeira vez após 3300 anos (VÍDEO)-0

O verdadeiro rosto do faraó Tutancâmon foi revelado pela primeira vez após 3300 anos. O responsável pela façanha foi o artista canadense Christian Corbet, que fez uma reconstrução científica da face do governante egípcio. O trabalho foi feito a partir de imagens do crânio do faraó escaneadas por Andrew Nelson, da Western University do Canadá.

Aparência realista

Os pesquisadores usaram a tecnologia de tomografia computadorizada (TC) para escanear o crânio e recriar a face do faraó com a ajuda de um software. “Trabalhamos a partir do modelo 3D do crânio e, em seguida, adicionamos as camadas de músculos e construímos o rosto", disse Nelson. “A anatomia de seu crânio guiou a reconstrução facial, então acho que é uma aparência muito mais realista do que qualquer uma das que vimos no passado”, afirmou.  Confira abaixo a reconstrução:

Além da tomografia computadorizada, a equipe também usou marcadores de tecido, que indicam a profundidade da carne em diferentes lugares, usando como parâmetro a aparência de egípcios modernos. Reconstruções anteriores de múmias, usaram pessoas caucasianas como parâmetro. “A escultura forense foi baseada na ciência do crânio, e os marcadores de tecido e as medidas de cada um foram baseados no indivíduo egípcio médio", disse Corbet.

O processo de reconstrução do rosto de Tutancâmon foi feito para um programa da PBS, rede pública de TV dos Estados Unidos. Conhecido como “faraó menino”, ele reinou entre 1336 a.C e 1327 a.C. O governante assumiu o trono quando tinha cerca de nove anos e morreu dez anos depois, sem deixar herdeiros.

Fontes
Mirror.co.uk
Imagens
iStock