Você sabe o que é a fotografia 51?
Essa fotografia, tirada em 1952, é um marco da pesquisa genética e foi também o centro de uma das grandes injustiças da história científica do século XX.
É que, embora tenha sido tirada pela pesquisadora Rosalind Franklin, não foi ela quem recebeu o reconhecimento geral nem o Prêmio Nobel por sua descoberta.
[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]
A imagem é a captura da dupla hélice do DNA e foi obtida através da difração de raios-x. Essa técnica foi criada e aperfeiçoada pela própria Rosalind, que se especializou no seu uso para a captura de substâncias amorfas. A cientista trabalhava no laboratório da King’s College de Londres ao lado de Maurice Wilkins. Quando Franklin conseguiu tirar a foto histórica, Wilkins, ambicioso e sem escrúpulos, entrou em contato com o reconhecido biólogo James Watson, que estava trabalhando no mesmo campo de pesquisa. Graças à foto, eles fizeram um modelo em três dimensões do DNA que lhes valeu uma publicação na revista Nature e, depois, o Prêmio Nobel de Medicina de 1962.
A verdadeira autora dessa descoberta, Rosalind Franklin, morreu aos 37 anos de um câncer de ovário provocado pela exposição à radiação. Nem em vida e nem depois de sua morte ela foi mencionada por Watson e Wilkins como a autora da fotografia 51, que nos permitiu ver a estrutura interna do DNA.
Fonte e imagem: Muy Interesante