Alienígenas podem viver escondidos na Via Láctea, diz astrofísico
O cientista Ben Zuckerman, professor na Universidade da Califórnia em Los Angeles, Estados Unidos, afirmou que existe a possibilidade de que civilizações extraterrestres inteligentes estejam escondidas na Via Láctea. Segundo o pesquisador, os extraterrestres poderiam viver ao redor de megaestruturas artificiais conhecidas como "esferas de Dyson".
Esferas de Dyson
O conceito dessas esferas foi proposto na década de 1960 pelo físico e matemático Freeman Dyson. Trata-se de uma enorme estrutura artificial que uma civilização tecnologicamente avançada poderia construir em volta de sua estrela hospedeira e coletar energia suficiente para sobreviver. Em um novo estudo, Zuckerman sugere que essas esferas seriam o local ideal para procurar por vida alienígena.
Anteriormente, Zuckerman já havia apontado para a possibilidade de que se houver civilizações tecnologicamente avançadas na Via Láctea, pelo menos algumas delas teriam passado pela experiência de ver sua estrela hospedeira se transformando em uma anã branca. Se a resposta delas a esse evento potencialmente cataclísmico for construir uma Esfera de Dyson em torno dela para coletar energia, astrônomos poderiam ser capazes de detectar estruturas do tipo usando telescópios infravermelhos.
A ideia de Zuckerman é que as Esferas de Dyson poderiam causar alterações perceptíveis na assinatura das estrelas. Assim, ele sugere vasculhar diferentes anãs brancas em busca de assinaturas infravermelhas anômalas. Segundo o pesquisador, a presença dessas anomalias poderia indicar a existência de estruturas artificiais ao redor dessas estrelas.