Cientistas investigam como a Terra poderia ser detectada por alienígenas
![Cientistas investigam como a Terra poderia ser detectada por alienígenas-0](/sites/history.uol.com.br/files/styles/wide/public/images/2025/02/05/Alien%C3%ADgenas%20-%20Terra%20-%20History%20Channel%20Brasil.jpg)
Uma pesquisa do Instituto SETI (sigla em inglês para "Busca por Inteligência Extraterrestre") analisou se uma civilização alienígena com tecnologia semelhante à nossa conseguiria detectar a Terra e seus sinais tecnológicos. Para isso, os cientistas examinaram quais emissões humanas poderiam ser identificadas e a que distância. Um estudo sobre o tema foi publicado no periódico Astronomical Journal.
Assinaturas tecnológicas
A pesquisa revelou que os sinais de rádio, como as emissões de radar do antigo Observatório de Arecibo, são as assinaturas tecnológicas mais detectáveis da Terra, podendo ser percebidas a até 12 mil anos-luz de distância. Além disso, avanços em telescópios como o James Webb e o futuro Habitable Worlds Observatory (HWO) tornaram possível identificar assinaturas atmosféricas, como a presença de dióxido de nitrogênio, a uma distância de até 5,7 anos-luz.
"Um dos aspectos mais satisfatórios deste trabalho foi usar o SETI como um espelho cósmico: como a Terra pareceria para o resto da galáxia?", afirmou Sofia Sheikh, líder do estudo. De acordo com o estudo, ao se aproximar mais do planeta, diversas assinaturas tecnológicas se tornariam simultaneamente visíveis, incluindo luzes urbanas, lasers, ilhas de calor e satélites.
O estudo também destaca como as assinaturas tecnológicas terrestres podem servir como referência para identificar tecnologia em outros planetas e aprimorar a busca por vida inteligente no universo. Segundo os pesquisadores, novos avanços tecnológicos podem ampliar a detecção dessas assinaturas e fornecer novas pistas sobre a existência de civilizações extraterrestres.