Inicio

Cientista de Harvard irá procurar suposta sonda alienígena que teria caído em ilha do Pacífico

Avi Loeb acredita que o objeto interestelar que caiu na Terra em 2014 não era um meteorito, mas um artefato extraterrestre
Por History Channel Brasil em 14 de Abril de 2023 às 12:00 HS
Cientista de Harvard irá procurar suposta sonda alienígena que teria caído em ilha do Pacífico-0

Avi Loeb, um prestigioso físico de Harvard, está organizando uma missão para Papua Nova Guiné para procurar os restos de um objeto que ele acredita ser uma sonda alienígena. A operação para encontrar fragmentos do CNEOS1 2014-01-08, que caiu na ilha do Pacífico em 2014 após ter vindo de fora do nosso Sistema Solar, está orçada em cerca de 1,5 milhão de dólares.

Fragmentos "tecnológicos"

Em um estudo publicado ano passado, Loeb e seu colega Amir Siraj constataram que o pequeno objeto atingiu a Terra a uma velocidade de 210 mil km por hora, muito acima da média de asteroides originados do nosso Sistema Solar. Eles acreditam que o objeto veio “do interior profundo de um sistema planetário ou de uma estrela no espesso disco da Via Láctea".

Objeto interestelar Oumuamua
Objeto interestelar Oumuamua 

Loeb e Siraj têm chamado a atenção do público nos últimos anos por defender que o objeto interestelar Oumuamua é uma nave alienígena. No mês passado, Loeb assinou, junto com autoridades do Pentágono, um relatório afirmando que “um objeto interestelar artificial pode potencialmente ser uma nave-mãe que libera muitas pequenas sondas durante sua passagem próxima à Terra". Seu novo projeto está relacionado a essa hipótese.

Loeb escreveu um artigo no site Medium, no qual detalha seu desafio: “Em alguns meses, liderarei uma expedição para coletar os fragmentos do primeiro meteoro interestelar. Este é o primeiro objeto próximo da Terra detectado por humanos vindo de fora do sistema solar". Ele acredita que a missão pode encontrar fragmentos "tecnológicos", fornecendo assim evidências sólidas da existência de extraterrestres. O pesquisador também tem esperanças de que a missão possa encontrar algum tipo de material superforte nunca visto, como metal forjado de uma estrela de nêutrons.

Fontes
The Guardian e Clarín
Imagens
iStock