Descoberta pode desvendar mistérios do Egito anterior aos faraós
Arqueólogos encontraram uma vila no Egito mais antiga do que as pirâmides. A descoberta irá ajudar a entender a civilização egípcia que habitou a região antes da era dos faraós. No local, havia ferramentas, peças de cerâmica e silos de armazenamento contendo ossos de animais e resíduos de plantas.
Vídeo relacionado:
A vila neolítica foi encontrada em Tell el-Samara, há 140 quilômetros do Cairo. Agora, os pesquisadores buscam entender como o povo do Egito pré-dinástico (que vivia nas margens do Nilo antes da criação da civilização egípcia) deixou de ser caçador-coletor e passou a cultivar alimentos. "Ao analisar o material biológico descoberto, teremos uma visão mais clara das primeiras comunidades estabelecidas no local, bem como das origens da agricultura no Egito", disse a Drª Nadia Khedr, do Ministério das Antiguidades do Egito.
Evidências arqueológicas apontam que as margens do Nilo já eram habitadas desde 300.000 a.C. Mas os primeiros acampamentos começaram a aparecer apenas no período neolítico, que começou em 7.000 a.C. O florescimento da civilização egípcia só aconteceu após a adoção da agricultura.
Fonte: IFLScience
Imagem: Ministério das Antiguidades do Egito/Reprodução