Documentos do Arquivo Nacional trazem quase mil relatos de óvnis no Brasil
O Arquivo Nacional disponibilizou quase mil registros de objetos voadores não identificados (óvnis) no Brasil relatados por pilotos de avião à Força Aérea Brasileira. Os documentos sobre os avistamentos em território nacional abrangem o período entre 1952 e 2023. Somente no ano passado foram cerca de 30 casos, a maioria na região sul, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
"Noite Oficial dos Óvnis"
Entre o material liberado, estão áudios de pilotos gravados durante a chamada "Noite Oficial dos Óvnis", em 19 de maio de 1986. Naquela ocasião, 21 pontos luminosos foram avistados no céu de São José dos Campos (SP). Horas depois, foi a vez do radar de Anápolis, em Goiás, apontar os objetos não identificados. Temendo pela segurança nacional, autoridades ordenaram que cinco caças armados decolassem de bases aéreas para averiguar a situação. As aeronaves perseguiram os óvnis durante quatro horas.
Em um dos áudios, um piloto demonstra espanto com o que está em sua frente. “Estou vendo eles. (...), tem um passando baixo, cara! Tá bonito! Olha, meu irmão. Pô, rapaz, ‘tô’ arrepiado, meu irmão. Você ‘tá’ pegando aí, controle? Eles estão baixos. É por isso que você perdeu. Tem dois altos aqui no alinhamento da pista e tem mais uns dois ou três embaixo agora”, relatou.
Relatos mais recentes registram incidentes em cidades de diversos estados brasileiros. Um documento diz que em 5 de novembro de 2022, cinco objetos esféricos (de cores branca, verde e vermelha) foram avistados em cima do mar e no continente em Florianópolis (SC). Eles se moviam de forma lenta e suave, de acordo com a ficha de ocorrência.
Perto de Campinas (SP), foram vistos dois objetos muito brilhantes em 1º de dezembro de 2022. Eles se comportavam de forma "anormal" e tinham forma "circular, de estrela". Em 25 de novembro do mesmo ano, entre Poços de Caldas e Varginha (MG), quatro objetos grandes e de forma indefinida foram avistados se movendo muito rápido.