As estranhas ondas quadradas da Ilha de Ré
Fenômeno surge da colisão de dois mares profundos.
A Ilha de Ré se localiza em frente à cidade francesa de La Rochelle, no Oceano Atlântico. O istmo, de 30 km de comprimento e 5 km de largura, está unido ao continente por uma ponte construída em 1988 e é um dos destinos de férias preferidos pela classe alta europeia.
Lá, é possível observar um dos fenômenos marítimos mais curiosos do mundo. No seu litoral, formam-se periodicamente estranhas ondas quadradas, que desenham no mar uma grade semelhante a um tabuleiro de xadrez.
Essas estranhas ondas senoidais são geradas por dois mares profundos, que se colidem de forma oblíqua. Esse fato peculiar, associado à influência do vento, faz com que, na superfície da água, seja possível observar claramente o aparecimento de vários quadrados consecutivos.
Centenas de visitantes se amontoam no farol da ilha, construído em 1854, para observar o espetáculo natural. No entanto, as belas ondas quadradas são realmente perigosas para os nadadores, por isso, é recomendável ficar longe da água durante seu aparecimento.
Fonte e imagens: La Voz