NASA cria grupo especializado para investigar óvnis
A NASA anunciou a criação uma divisão especial independente que estudará o avistamento de óvnis (oficialmente chamados de UAPS, sigla em inglês para “Fenômenos Aéreos Não-Identificados”). O grupo recrutado pela agência espacial para a tarefa inclui cientistas, engenheiros aeronavais e analistas de dados. O projeto começará no outono do Hemisfério Norte e durará nove meses.
Segurança nacional
“O número limitado de observações de óvnis torna difícil tirar conclusões científicas sobre a natureza de tais eventos”, diz um comunicado da NASA. Segundo a agência espacial, “fenômenos não identificados na atmosfera são de interesse tanto para a segurança nacional quanto para a segurança da aviação”. Assim, o projeto está sendo classificado como “um primeiro passo fundamental para identificar ou mitigar esses fenômenos”.
A NASA esclareceu que não há evidências de que o fenômeno tenha origem extraterrestre, e que a intenção do projeto é estudar e entender esses objetos. A equipe de pesquisadores será chefiada pelo astrofísico David Spergel, da Simons Foundation, e coordenada por Daniel Evans, gerente de pesquisa da Diretoria de Missões Científicas da NASA.
“Dada a escassez de observações, nossa primeira tarefa é simplesmente reunir o conjunto mais robusto de dados que pudermos”, disse Spergel. “Vamos identificar quais dados – de civis, governo, organizações sem fins lucrativos, empresas – existem, o que mais devemos tentar coletar e como melhor analisá-los”, completou.