Primeiro 'avistamento' do monstro do Lago Ness em 2022: vídeo mostra suposta criatura
A temporada 2022 de avistamentos do Monstro do Lago Ness está a todo vapor. Eoin O'Faodhagain, um veterano observador de "Nessie", afirma que descobriu imagens de algo muito suspeito sob as águas. O vídeo que supostamente flagrou a criatura foi feito por uma câmera que está constantemente apontada para o lago escocês.
Avistamento polêmico
Mas o caso logo foi cercado de polêmica. Depois de analisar o rastro de água gerado pelos supostos movimentos da criatura e sua sombra, ele notificou imediatamente o Registro Oficial de Avistamentos, que registrou o episódio, embora a entidade tenha desconsiderado o caso pouco tempo depois. "Sugeriu-se que o avistamento consistiria em duas pessoas praticantes de stand up paddle, e por isso, foi eliminado do Registro Oficial de Avistamentos”, afirmou O'Faodhagain.
“Pessoalmente, não estou de acordo com esse ponto de vista. Vendo dois objetos a mais de um quilômetro de distância da câmera de resolução 360, se fossem dois praticantes de stand up paddle, somente apareceriam como dois pontos na tela e, certamente, não deixariam esses rastros de movimento e perturbação claramente visíveis nas águas do Lago Ness no momento do avistamento”, argumentou o veterano, que acompanha supostos avistamentos do monstro desde 1987.
Em meio à discussão, Gary Campbell, gestor do Registro Oficial de Avistamentos, aceitou voltar a registrar o episódio como válido, mas não passou muito tempo até que o evento fosse novamente eliminado dos registros. Após idas e vindas, o evento que oficialmente é registrado como um avistamento neste ano é o de um documentarista que, junto a um colega, viu algo "de cor marrom, que quase lembrava o dorso de uma baleia surgindo na superfície, sem barbatana, de tamanho muito grande, com pelo menos 4,5 metros de comprimento", segundo os registros.
Campbell apontou mais de 1100 supostos avistamentos do monstro do Lago Ness durante os últimos 26 anos, e afirma que, no começo de todos os anos, assim como no final do inverno, eles diminuem. Além disso, ele afirmou que nem todos os avistamentos reportados são incluídos no registro: quando há alguma explicação satisfatória para o fenômeno, ele é excluído do Registro Oficial.