Verdade sobre a suposta "sonda alienígena" Oumuamua pode ter sido descoberta
Descoberto em 2017 por cientistas de um observatório havaiano, o objeto interestelar Oumuamua despertou inúmeros debates dentro da comunidade científica mundial. Alguns pesquisadores acreditam que se trata de um asteroide; outros, que é um cometa; mas alguns dizem que o Oumuamua é, na verdade, uma sonda alienígena. Agora, a verdade parece ter sido desvendada.
Oumuamua é parte de um planeta?
Dois astrofísicos da Universidade Estatal do Arizona afirmaram em um comunicado que as estranhas características do Oumuamua se devem provavelmente à sua origem de um planeta similar a Plutão, mas de uma galáxia desconhecida. Segundo o estudo, o objeto seria um pedaço planetário em "formato de panqueca".
As primeiras observações sobre o Oumuamua indicaram que sua órbita era muito excêntrica e sua velocidade extremamente alta para ser um objeto originário do Sistema Solar. A princípio, acreditou-se que se tratava de um cometa, mas essa teoria foi descartada, já que ele não mostrava sinais de sublimação ou evaporação, o que faz com que os cometas tenham uma cauda característica que sempre aponta de maneira contrária ao Sol.
Uma teoria sugeria que o Oumuamua seria um gigantesco iceberg de hidrogênio molecular. Outra hipótese mais controversa é a de Abraham "Avi" Loeb, astrônomo da Universidade de Harvard. Ele afirma que o objeto é uma sonda alienígena.
VER MAIS:
- Astrônomo de Harvard insiste que Oumuamua é um objeto criado com tecnologia alienígena
- Hipótese de que Oumuamua pode ser objeto criado por alienígenas volta a ser levantada
- Cometa? Sonda alienígena? Mistério do objeto Oumuamua pode ter sido desvendado
Fonte: La Nación
Imagens: Shutterstock.com