Inicio

Antiga Bíblia Hebraica pode se tornar o texto impresso mais caro de todos os tempos

Peça de 1.100 anos será leiloada e poderá atingir o valor recorde de US$ 50 milhões
Por History Channel Brasil em 18 de Fevereiro de 2023 às 09:30 HS
Antiga Bíblia Hebraica pode se tornar o texto impresso mais caro de todos os tempos-0

Com cerca de 1.1100 anos, a mais antiga e completa Bíblia Hebraica será leiloada em maio. Estima-se que ela pode ser arrematada por um valor recorde de US$ 50 milhões. Se alcançar essa soma, o Codex Sassoon (nome pelo qual a peça é conhecida) se tornará o texto impresso mais caro de todos os tempos, de acordo com a 
casa de leilões Sotheby's.

Obra fundamental

O nome pelo qual esse exemplar da Bíblia é conhecido faz referência ao seu antigo proprietário, David Solomon Sassoon (1880-1942). Seu atual dono, o colecionador Jacqui Safra, submeteu a peça a testes de datação de carbono, provando que ela é mais antiga que outras Bíblias Hebraicas. Contendo 24 livros separados em três partes (o Pentateuco, Profetas e  Escritos), a Bíblia Hebraica reúne textos que servem de base para o judaísmo, cristianismo e o islamismo. 

De acordo com os especialistas, o Codex Sassoon é um elo de ligação fundamental entre os Pergaminhos do Mar Morto e a Bíblia atual. A peça fornece uma visão valiosa sobre o desenvolvimento e disseminação das religiões abraâmicas, bem como registra a transição mais ampla das tradições orais para as literárias.

Embora os estudiosos saibam de sua importância desde o final dos anos 1960, o Codex Sassoon permaneceu fora do alcance do público por décadas. Antes de ser leiloada, a peça será exibida pela primeira vez em 40 anos durante uma turnê que passará por Londres, Tel Aviv, Dallas, Los Angeles e Nova York.

Fontes
The Jerusalem Post e The Guardian
Imagens
Domínio Público, via Wikimedia Commons