Degraus de local onde Jesus curou um cego são encontrados em Israel
No início do ano, autoridades israelenses anunciaram que começariam a escavar um local que, segundo a Bíblia, foi palco de um dos mais conhecidos milagres de Jesus. Uma passagem do evangelho de João conta que a Piscina de Siloé foi o lugar no qual Cristo curou um cego. Agora, pesquisadores revelaram que degraus desse importante sítio arqueológico foram desenterrados após milênios.
Piscina de Siloé
Segundo os pesquisadores, ao menos oitos degraus foram encontrados durante as escavações nas ruínas, situadas na parte sul da Cidade de Davi. O lance de escadas servia para chegar na parte inferior da Piscina de Siloé, construída há cerca de 2.700 anos. Executada durante o reinado do rei Ezequias, a obra fazia parte do antigo sistema de água da cidade e já havia sido citada no Antigo Testamento. Até recentemente, apenas uma pequena parte do local havia sido completamente escavada.
Revealed: First pictures of Biblical site where Jesus is said to have healed a blind man https://t.co/lRQIySfteo pic.twitter.com/W5GDVZf4nc
— Daily Mail U.K. (@DailyMailUK) September 8, 2023
"As escavações em curso dentro da Cidade de Davi - o local histórico da Jerusalém Bíblica - particularmente da Piscina de Siloé e da Estrada de Peregrinação, servem como uma das maiores afirmações dessa herança e do vínculo milenar que judeus e cristãos têm com Jerusalém. ”, disse Ze'ev Orenstein, diretor de Assuntos Internacionais da Fundação Cidade de Davi, em entrevista à Fox News. “Não simplesmente por uma questão de fé, mas por uma questão de fato”, completou. A ideia é que o local seja aberto em um futuro próximo para visitação turística.
Devido à sua localização e importância, a Piscina de Siloé foi reformada e ampliada há cerca de dois mil anos, no final do período do Segundo Templo. Acredita-se que o local foi usado naquela época como um banho ritual ('mikveh') por milhões de peregrinos antes de subir ao Templo na Cidade de Davi. Para os cristãos, a menção mais notável da Piscina se encontra no Evangelho segundo João, quando menciona o ato Jesus de curar um homem que não enxergava:
Ao passar, Jesus viu um cego de nascença.
Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? "
Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.
Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo".
Tendo dito isso, ele cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem.
Então lhe disse: "Vá lavar-se no tanque de Siloé" ( que significa Enviado ). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.João 9:1-7