Israel anuncia escavações no local de um dos milagres mais conhecidos de Jesus
Autoridades israelenses anunciaram que irão escavar um local que, segundo a Bíblia, foi palco de um dos mais conhecidos milagres de Jesus. Uma passagem do evangelho de João conta que a Piscina de Siloé foi o lugar no qual Cristo curou um cego. A ideia é que esse importante sítio arqueológico de Jerusalém seja aberto futuramente ao público.
Piscina de Siloé
A Piscina de Siloé fica localizada na parte sul da Cidade de Davi, dentro da área do Parque Nacional Muralhas de Jerusalém. Ela foi construída há cerca de 2.700 anos, durante o reinado do rei Ezequias como parte do sistema de água da cidade, conforme descrito na Bíblia, no Livro II Reis, 20: 20. "Ora, o mais dos atos de Ezequias, e todo o seu poder, e como fez a piscina e o aqueduto, e como fez vir a água à cidade, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?", diz o texto.
Devido à sua localização e importância, a Piscina de Siloé foi reformada e ampliada há cerca de dois mil anos, no final do período do Segundo Templo. Acredita-se que o local foi usado naquela época como um banho ritual ('mikveh') por milhões de peregrinos antes de subir ao Templo na Cidade de Davi. Para os cristãos, a menção mais notável da Piscina se encontra no Evangelho segundo João, quando menciona o ato Jesus de curar um homem que não enxergava:
Ao passar, Jesus viu um cego de nascença.
Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? "
Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.
Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo".
Tendo dito isso, ele cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem.
Então lhe disse: "Vá lavar-se no tanque de Siloé" ( que significa Enviado ). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.João 9:1-7
Pela primeira vez na história moderna, a escavação da Autoridade de Antiguidades de Israel permitirá a exposição completa da Piscina de Siloé. Numa primeira fase, os visitantes poderão observar as escavações arqueológicas e, nos meses seguintes, o local será aberto aos turistas, num percurso que tem início no ponto mais ao sul da Cidade de Davi e termina no Muro das Lamentações.