Papa Francisco presenteia o rei Charles com fragmentos da "Verdadeira Cruz" de Cristo
Como presente por sua coroação, o rei Charles III da Inglaterra recebeu um artefato especial do papa Francisco: fragmentos da "Verdadeira Cruz". A relíquia foi incorporada a um crucifixo que será usado na cerimônia na qual o monarca será coroado. O evento está marcado para acontecer no dia 6 de maio, na Abadia de Westminster, em Londres.
Fragmentos da "Verdadeira Cruz" são relíquias que alguns católicos e outros grupos cristãos acreditam serem da cruz na qual morreu Jesus Cristo. Muitas igrejas ao redor do mundo possuem restos fragmentários que são tradicionalmente venerados pelos fiéis. A autenticidade desses artefatos costuma ser questionada e alguns poucos pedaços que já foram testados se provaram fraudulentos.
The Cross of Wales, which contains a holy relic, will lead the Coronation procession @wabbey . A gift to the Church from HM The King, it will be blessed today by @ArchbishopWales https://t.co/SkKRyef8fK@RoyalFamily @GoldsmithsCo pic.twitter.com/dnTHlflxNw
— The Church in Wales | Yr Eglwys yng Nghymru (@ChurchinWales) April 18, 2023
A relíquia foi incorporada à Cruz de Gales, um crucifixo de prata que será usado durante a procissão de coroação. O artefato contém dois pequenos fragmentos da "Verdadeira Cruz" presenteados pelo papa. O próprio rei Charles deu ajustes finais ao crucifixo, martelando nele um detalhe em prata. A peça traz inscrições com palavras de São Davi, padroeiro do País de Gales.
A coroação será ministrada pela igreja anglicana, mas a inclusão de um presente do chefe da Igreja Católica Romana reflete como outras denominações e fés serão representadas. O arcebispo da Cantuária, Justin Welby, que conduzirá o serviço, destacou que a coroação é uma cerimônia essencialmente religiosa, comparando-a à ordenação de um padre.