Inicio

Histórica Pedra do Destino retornará à Inglaterra para a coroação de Charles III

De importância simbólica, artefato tem sido usado para a posse de monarcas por centenas de anos
Por History Channel Brasil em 23 de Setembro de 2022 às 23:04 HS
Histórica Pedra do Destino retornará à Inglaterra para a coroação de Charles III-0

Um artefato histórico voltará temporariamente à Inglaterra para a coroação do Rei Charles III. Trata-se da "Pedra do Destino", que atualmente está abrigada no Castelo de Edimburgo, na Escócia. O objeto tem uma importância simbólica que remonta ao ano 841 d.C.

Invasão, roubo e devolução

A Pedra do Destino, um pedaço de arenito amarelo rosado de granulação grossa, é um antigo símbolo da monarquia escocesa e tem sido usada para a posse de monarcas por centenas de anos. Durante uma invasão em 1296, o artefato foi apreendido pelo rei Eduardo I, da Inglaterra, e instalado sob o assento de um trono na Abadia de Westminster. A partir daí, monarcas da Inglaterra e Reino Unido foram coroados sentados sobre ela. 

A Pedra do Destino instalada no Trono da Coroação
A Pedra do Destino instalada no Trono da Coroação

Em 1950, quatro estudantes escoceses roubaram a Pedra do Destino da Abadia de Westminster. Ela foi encontrada meses depois, a 800 quilômetros de distância, no altar-mor da Abadia de Arbroath. A pedra foi usada oficialmente pela última vez durante a coroação da Rainha Elizabeth II. 

Em 1996, a Pedra foi devolvida à Escócia no dia de Santo André, padroeiro do país. Quando isso aconteceu, as Coroas da Escócia e da Inglaterra já estavam unidas há quase 400 anos. Após a coroação de Carlos III (que ainda não tem data para acontecer), o artefato voltará ao castelo escocês.

Fontes
BBC, IFLScience e LadBible
Imagens
Cornell University Library/Flickr/Sem Restrição de Uso