Raro "distintivo de peregrino" medieval é encontrado na Polônia
Um raro "distintivo de peregrino" que remonta à Idade Média foi encontrado com a ajuda de um detector de metais em Wólka Nieliska, na Polônia. De acordo com pesquisadores, o artefato funcionava como um talismã, para proteger seu usuário de toda a espécie de mal, como assaltos, roubos ou acidentes. O pingente, moldado em chumbo e liga de estanho, mede 2,8 cm de diâmetro.
Figura de dragão
Esses distintivos costumavam ser usados na Europa medieval para identificar peregrinos cristãos. Os artefatos apresentavam diversos formatos, como espirais, quadrados, cruzes, conchas, anéis e escudos. Essas peças geralmente eram decoradas com figuras de santos, cavaleiros, mas às vezes também retratavam pássaros ou dragões.
O artefato encontrado na Polônia é decorado com a figura de um dragão ou basilisco (uma lendária criatura semelhante a uma serpente no folclore europeu que teria um olhar mortal). Segundo a revista Archeologia Żywa, a criatura lembra Zilant, um monstro mitológico que é símbolo da cidade de Kazan, na Rússia. De acordo com os pesquisadores, esses distintivos foram usados entre os séculos XI e XVI.
Recentemente, um outro artefato medieval raro foi encontrado na Polônia. Trata-se de um anel de ouro ricamente decorado com imagens consideradas inusitadas para a época. Segundo os pesquisadores, o artefato, descoberto em um castelo na cidade de Cracóvia, remonta a algum período entre os séculos XI e XII.