Inicio

Ruínas de igreja cristã de 1.500 anos são encontradas em Israel

Segundo os arqueólogos, nas paredes do local há intrigantes desenhos de barcos feitos por peregrinos 
Por History Channel Brasil em 26 de Maio de 2024 às 16:10 HS
Ruínas de igreja cristã de 1.500 anos são encontradas em Israel-0

Escavações na cidade de Rahat, no deserto de Negev, em Israel, revelaram as paredes de uma igreja cristã de 1.500 anos. Segundo os arqueólogos, no local havia desenhos intrigantes retratando navios. Os pesquisadores acreditam que eles podem ter sido feitos por peregrinos que chegavam de navio, fazendo do templo sua primeira parada em terra firme antes de seguir para outros locais no país. 

Visão da vida marítima

Segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel, os desenhos de navios poderiam ser uma saudação de peregrinos cristãos que chegavam de navio ao porto de Gaza. Eles visitavam a igreja e deixavam sua marca pessoal na forma de ilustrações em suas paredes. O templo, que remete ao período bizantino, ficava próximo a uma antiga estrada romana que levava do porto costeiro mediterrâneo de Gaza a Beer Sheva, a principal cidade do deserto Negev. 

Os cristãos iniciavam sua peregrinação seguindo as estradas romanas que levavam a locais sagrados para o cristianismo, como Jerusalém, Belém, os mosteiros nas colinas do Negev e no Sinai. "É razoável que sua primeira parada após desembarcar dos navios no porto de Gaza tenha sido esta mesma igreja revelada em nossas escavações ao sul de Rahat. Este local fica a apenas meia jornada de caminhada do porto", disseram os arqueólogos em um comunicado.

Os pesquisadores dizem que os desenhos dos navios também oferecem uma visão única da vida marítima da época. "Barcos são de fato um antigo símbolo cristão, mas neste caso, aparentemente, é uma representação gráfica real dos navios em que os peregrinos viajaram para a Terra Santa", diz um comunicado da Autoridade de Antiguidades. 

Fontes
Autoridade de Antiguidades de Israel
Imagens
Autoridade de Antiguidades de Israel/Divulgação