8 invenções de Tesla que abalaram o mundo
Nikola Tesla foi um dos cientistas mais influentes e visionários de todos os tempos, mas também um dos mais incompreendidos e pouco valorizados. Ao longo de sua vida, ele viveu à frente de sua época e seu legado persiste até hoje. Estas são algumas de suas invenções mais importantes que mudaram o mundo.
Controle remoto
Ao sentar-se para ver televisão, lembre-se de que foi Tesla quem criou o controle remoto. Em 1898, ele apresentou um dispositivo capaz de controlar um barco em miniatura à distância. Na época, a invenção não fez sucesso, mas décadas depois foi aplicada em diversos equipamentos. São poucos os que sabem que essa magnífica saiu da cabeça do genial cientista.
Rádio
A história afirma que foi Guglielmo Marconi o inventor do rádio, mas, na verdade, Tesla foi o verdadeiro o criador do meio de comunicação. Em 1901, Marconi conseguiu realizar a primeira transmissão transatlântica de rádio usando algumas invenções de Tesla, que havia patenteado o equipamento um ano antes. Em 1904, a patente foi revertida e concedida ao italiano, que recebeu um Prêmio Nobel em 1911 pela invenção. Marconi foi processado por Tesla e a questão se arrastou nos tribunais até 1943, quando o Supremo Tribunal dos Estados Unidos reconheceu postumamente Tesla como inventor do sistema de transmissão via rádio.
Motor elétrico de indução
Muitos eletrodomésticos atuais, como aspiradores, ventiladores e compressores possuem motores de indução. Isso só acontece porque Tesla teve a genial ideia de utilizar de forma engenhosa o campo magnético giratório, aplicando correntes alternadas polifásicas. A prática desses complexos conceitos técnicos foi o pontapé inicial de muitas criações vitais para o ser humano.
Raios X
Embora não seja considerado o autor intelectual desta tecnologia, Tesla foi quem originalmente estudou a radiação iônica e o eletromagnetismo. Graças à suas pesquisas, muitos cientistas puderam descobrir os raios X. Além disso, ele foi o primeiro profissional a alertar o mundo da ciência sobre os perigos de se trabalhar com esse tipo de radiação.
Bobina de Tesla
Uma das invenções mais conhecidas e importantes de Tesla é a Bobina de Tesla. Por meio de um receptor de alta tensão, composto por circuitos elétricos ressonantes acoplados, o gênio procurava demonstrar as diversas possibilidades de transmitir sem fios, à longa distância.
Torre Wardenclyffe: uma fonte de energia ilimitada
A Torre Wardenclyffe, também conhecida como a “Torre de Tesla”, foi uma enorme construção de mais de 30 metros de altura, pela qual o cientista pretendia enviar sinais sem fio, com o objetivo de fornecer energia inesgotável para todo o mundo. Sua pesquisa foi o gatilho para inúmeras investigações científicas subsequentes.
Raio da morte
Assim como a Torre de Tesla, sua ideia de “Raio da morte” foi uma das tantas hipóteses que inspirou cientistas das próximas gerações. Segundo os relatórios do cientista, trata-se de uma arma que poderia disparar um feixe de partículas microscópicas que multiplicava a força destrutiva de qualquer outra arma anterior.
Corrente alternada e lâmpadas fluorescentes
A descoberta da corrente alternada é uma das maiores conquistas de Tesla. Atualmente, quase toda a energia que as pessoas usam em suas casas é alternada. Além disso, ele foi criador das lâmpadas fluorescentes e das lâmpadas de neon.