Aos 90 anos, ator William Shatner se torna a pessoa mais velha a ir ao espaço
O ator William Shatner, de 90 anos, se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço. Nesta quarta-feira (13/10), ele embarcou para fora da Terra em uma missão espacial da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos. O artista, que também apresenta a série Inexplicável, do History, superou o recorde da aviadora Wally Funk, que esteve recentemente em órbita, aos 82 anos
William Shatner em órbita
A viagem durou cerca de 10 minutos. Na missão ao espaço, Shatner esteve acompanhado de Chris Boshuizen, um ex-engenheiro da NASA e Glen de Vries, empresário francês. Além deles, Audrey Powers, vice-presidente de missões e operações de voo da empresa, também embarcou na New Shepard, cápsula suborbital da Blue Origin.
Veja o momento em que William Shatner, o 'Capitão Kirk', saiu da cápsula:
— GloboNews (@GloboNews) October 13, 2021
➡ Assista na #GloboNews e nos #CanaisGlobo: https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/y0rJeFw46T
William Shatner é sinônimo de aventuras espaciais desde a década de 1960, quando assumiu o papel do Capitão James T. Kirk, comandante da nave Enterprise, no seriado de ficção científica Star Trek. "Você olha para a escuridão em cima e o azul embaixo. Lá está o conforto da Mãe Terra e acima é a morte? Eu não sei, a morte é assim? Bum! Tudo acaba", disse Shatner no desembarque. "É tão emocionante, essa experiência é algo inacreditável", completou.
A missão ultrapassou a Linha de Kármán, que fica 100 km acima do nível do mar. O limite é considerado para definir o início do espaço, mas NASA e o Exército dos Estados Unidos consideram que a barreira já é superada em uma altitude de 80 km. Os passageiros tiveram sensação de gravidade zero durante 4 minutos e puderam contemplar a curvatura da Terra.
Esse foi o segundo voo tripulado de ida e volta da New Shepard até a borda do espaço. Depois de muitos anos de voos de teste, o veículo transportou seus primeiros passageiros em um voo suborbital em julho. A tripulação era composta por Wally Funk, Jeff Bezos, seu irmão Mark Bezos, e o adolescente holandês Oliver Daemen, cujo pai pagou uma quantia não revelada pela passagem.