Asteroide avaliado em bilhões de dólares passará raspando pela Terra nesta semana
Um asteroide potencialmente perigoso passará raspando pela Terra no próximo sábado (11 de dezembro). Batizado de 4660 Nereus, ele mede 330 metros de diâmetro e viaja no espaço a uma velocidade de 23.700 km/h. O mais curioso é que ele é composto de minérios que, se fossem explorados, valeriam bilhões de dólares.
Asteroide bilionário
De acordo com a NASA, não há risco de impacto com a Terra, mas esta será a passagem mais próxima do asteroide pela órbita terrestre em 20 anos. Batizado em homenagem ao deus grego Nereu, ele passará a aproximadamente 3,86 milhões de km do nosso planeta (cerca de 10 vezes a distância entre a Terra e a Lua). Em termos astronômicos, essa distância é considerada pequena.
Descoberto em 1982, o 4660 Nereus é um asteroide rico em minerais. O Asterank, banco de dados que monitora mais de 600 mil objetos espaciais, estima que ele tenha depósitos de níquel, ferro e cobalto no valor coletivo de US $ 4,71 bilhões (cerca de R$ 27 bilhões). Isso faz dele um sério candidato à mineração espacial (a NASA planeja extrair ouro de um outro asteroide potencialmente bilionário).
Pelos critérios da NASA, são considerados potencialmente perigosos os objetos com mais de 140 metros de diâmetro que se aproximam do nosso planeta a uma distância de 0,05 unidades astronômicas (ou 6 milhões de quilômetros). Em caso de impacto, asteroides do tipo podem desencadear tsunamis devastadores, terremotos e efeitos secundários que se estenderiam muito além da área de colisão.