A NASA está pronta para explorar o asteroide de ouro que poderia causar colapso na economia mundial
A missão da NASA que irá estudar o asteroide de ouro Psyche 16, cujo valor é milhares de vezes maior que a economia mundial, ingressou na última fase de operações. Segundo os responsáveis pelo projeto, a nave espacial e os equipamentos de bordo estão em fase de montagem e logo se submeterão às últimas provas, antes do lançamento, previsto para agosto de 2022.
Asteroide bilionário
O Psyche 16 é formado por ouro, ferro e níquel, entre outros metais pesados, que valeria 700 quintilhões de dólares. Se fosse dividido igualmente entre todos os habitantes da Terra, cada um receberia 93 bilhões de dólares. Infelizmente, isso não resolveria a vida de ninguém, pois caso o asteroide fosse trazido para Terra, ele faria a economia mundial entrar em colapso.
Como qualquer pessoa com conhecimentos básicos de economia sabe, um dos elementos para a definição dos preços é a escassez: se o mercado for inundado de ouro, o metal deixará de ser uma raridade para ser algo comum. A oferta aumenta, o preço cai.
A NASA já planejou, desenhou e construiu o corpo da nave espacial que será usada na Missão Psyche. Além disso, a agência espacial também desenvolve seu sistema de propulsão solar elétrico, instrumentos científicos, computador de bordo e demais equipamentos que serão montados no Laboratório de Propulsão a Jato.
Atualmente, a produção de ouro na Terra fica entre 2500 e 3000 toneladas por ano, uma quantidade ínfima se comparada ao que poderia ser produzido no espaço. Ainda falta muito tempo para o boom da mineração espacial, mas calcula-se que, em 2040, este mercado poderá atingir os 2,7 bilhões de dólares.
VER MAIS
- O asteroide que poderia deixar todos os habitantes da Terra "bilionários"
- Asteroide que extinguiu os dinossauros pode ter criado a Floresta Amazônica
- Cientista afirma que colisão de asteroide perigoso com a Terra é 100% certa
Imagens: Wikimedia Commons/Shutterstock.com