Astrônomo pode ter encontrado o misterioso Planeta Nove
Há mais de um século, pesquisadores levantaram a hipótese da existência de um nono planeta nos confins do Sistema Solar. Até o momento, a maior indicação de sua presença eram evidências de sua atração gravitacional, que supostamente afetaria várias órbitas planetárias. Agora, o astrônomo britânico Michael Rowan-Robinson, professor aposentado do Colégio Imperial de Londres, publicou um artigo revelando que pode ter identificado o misterioso corpo celeste.
O mistério do Planeta Nove
A hipótese de que seria possível detectar o Planeta Nove por meio da observação da atração gravitacional que ele exerceria sobre pequenos objetos surgiu em 2016, em um estudo dos pesquisadores Michael E. Brown e Konstantin Batygin, do Instituto Tecnológico da Califórnia. De acordo com seus cálculos astronômicos, esses objetos estariam sendo empurrados pela força gravitacional de um planeta com massa cinco vezes maior que a da Terra e cuja órbita seria dez vezes maior que a de Netuno.
Em seu novo artigo, Rowan-Robinson usa dados coletados pelo Satélite Astronômico Infravermelho (IRAS, na sigla em inglês) na década de 1980 que poderiam indicar a existência do Planeta Nove. Três detecções feitas pelo IRAS em 1983 chamaram a atenção do pesquisador, pois parecem se encaixar com o tipo de objeto que ele estava procurando. Se os seus cálculos estiverem corretos, o objeto estaria na direção da Constelação de Cefeu, teria entre 3 e 5 massas terrestres e orbitaria o Sol a uma distância de 225 Unidades Astronômicas, ou seja, 225 vezes mais distante do Sol que a Terra.
Mas, de acordo com Michael E. Brown, um dos pesquisadores responsáveis pela hipótese de que a atração gravitacional poderia provar que o nono planeta existe, o objeto encontrado por Rowan-Robinson estaria em uma órbita totalmente inconsistente com suas previsões para o objeto. Assim, ele não seria capaz de perturbar gravitacionalmente os objetos apontados em sua pesquisa de 2016. O pesquisador acredita que Rowan-Robinson não tenha encontrado o Planeta Nove, mas outro tipo de objeto. O mistério persistirá até que observações mais precisas sejam colocadas em prática.