Inicio

Astrônomos descobrem um misterioso buraco negro cujo jato aponta direto para a Terra 

Fenômeno raro foi descoberto após os cientistas detectarem uma gigantesca explosão de luz 
Por History Channel Brasil em 05 de Dezembro de 2022 às 11:53 HS
Astrônomos descobrem um misterioso buraco negro cujo jato aponta direto para a Terra -0

Pela primeira vez, cientistas descobriram um buraco negro que aponta um jato de matéria diretamente para a Terra. De acordo com os pesquisadores, essa emissão vem de um ponto situado a 8,5 bilhões de anos-luz do nosso planeta.  O vívido clarão, batizado de AT 2022cmc, gerou inúmeras questões entre os astrônomos.

Mil trilhões de sóis

O estudo sobre a descoberta, publicado na revista científica Nature Astronomy, indica que a luz lançada pelo buraco negro é mais brilhante do que mil trilhões de sóis. Como um evento tão distante pode aparecer tão brilhante em nosso céu? A equipe diz que o jato do buraco negro pode estar apontando diretamente para a Terra, fazendo com que o sinal pareça mais brilhante do que se ele estivesse apontando em qualquer outra direção.

O fenômeno é conhecido como Evento de Disrupção das Marés (TDE). Segundo os astrônomos, o evento luminoso ocorreu depois que uma estrela se aproximou demais do buraco negro, se desfazendo e gerando uma explosão visível a partir de todo o universo conhecido. “Descobrimos que a velocidade do jato é 99,99% da velocidade da luz”, disse Matteo Lucchini, coautor do estudo e pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). 

Para produzir um jato tão intenso, o buraco negro deve estar em uma fase extremamente ativa, o que Dheeraj “DJ” Pasham, um dos autores do estudo, descreve como um “frenesi de hiperalimentação”. “Provavelmente está engolindo a estrela a uma taxa de metade da massa do sol por ano”, estimou. “Esperamos muitos mais desses TDEs no futuro”, acrescentou Lucchini. “Então poderemos dizer, finalmente, como exatamente os buracos negros lançam esses jatos extremamente poderosos”, completou.

Fontes
MIT e Universidade de Southampton
Imagens
iStock